quinta-feira, 23 de junho de 2011


Caminho de Pedras é o primeiro curta de ficção baseado nas descrições e narrações poéticas da vida de Cora Coralina, onde sua juventude é interpretada pela atriz Samara Felippo.
O curta foi roteirizado e dirigido por Lázaro Ribeiro, mesmo já tendo sido premiado na direção de documentários, este é o seu primeiro trabalho em ficção.
Caminho de Pedras estréia no dia 19 de agosto, véspera do aniversário de Cora Coralina, sendo o mesmo uma surpresa para todos os vilaboenses e aqueles que dizem conhecer a vida da poetisa, pois o curta pretende surpreender, trazendo à história de uma moça à frente de seu tempo, determinada e apaixonada pela poesia e por um homem que a leva para além da Serra Dourada.
O filme é um romance escrito por Lázaro Ribeiro através dos versos da poetisa e biografia romanceada de sua filha Vicência Brêtas Tahan que é também a detentora dos direitos autorias da poetisa.
O filme está sendo produzido com incentivos do Governo do Estado de Goiás, através da Lei Goyazes com patrocínio da empresa Belcar.
Tendo como apoio cultural, Associação Casa de Cora Coralina, Palácio Conde dos Arcos, Museu das Bandeiras, Igreja da Abadia, Hotel Fazenda Serra das Orquídeas , Secretária de Cultura e Turismo através prefeitura Municipal da Cidade de Goiás, Cia Express’arte, Ponto de Cultura Imagem da Memória, Balaio produções e Escola de Artes Plásticas Veiga Valle.
No elenco, atores consagrados como: Samara Felippo, Mario Cardona, Adriana Brito, Cristiane Alves, Glória Teixeira, Dionísio Bombinha. Participações especiais: Ianca Leandra, Huira Almeida, Maria Eugênia, Luiz Chaffin, Divina Paiva, Maria Jubé, Leandro Silva, Marly Mendanha, Ana Luiza, Cássia Nascimento , Tatiane Curado, Elenízia da Mata, Waldemar Vieira entre outros convidados; Ubenise Ribeiro a mãe do diretor.
A produção é do atuante produtor Vilaboense Maurício Cruz que além de ser o coordenador local do FICA, produz outros festivais e Longas Metragens por todo Brasil.
A fotografia é assinada por Emerson Maia, Trilha sonora Luiz Chaffin, Figurino Wesley Jubé, Direção de arte Pedro Otto, Assistência de direção Pedro Novaes, Platô Adilson Veiga,Cabelo e Maquiagem Accioly Netto, Produção de arte Ramon Borrás e Sérgio Campos, Fotógrafo Still Gustavo Zelaya, Making Of Gustavo Augusto, Captação de áudio César Kiss e Thiago Camargo, Produção executiva Rodrigo Santana, Capitação de recursos Marcelo Carneiro.
Uma obra que ficará na história de Goiás e do Brasil, eternizando através de imagens a obra de uma mulher que é para sempre, pois “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos”, assim afirmou a poeta.

2 comentários: