segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vem aí “Caminho de Pedras” um filme de Lázaro Ribeiro


O curta-metragem Caminho de Pedras é uma ficção baseada nas: descrições e narrações poéticas de Cora Coralina.
A poetisa narra a sua própria história em versos, onde ao retornar a velha Cidade de Goiás quarenta e cinco anos após sua partida para São Paulo, relembra sua infância e adolescência. Cora Coralina desde quando era apenas “aninha” e “Annica”, percorre verdadeiros caminhos de pedras para fugir das estradas propostas pelo destino.
“Carreando pedras e plantando flores”, em meio a tantas dificuldades e preconceitos desenha-se. Nas imagens do que escreve se eterniza. Registra histórias. Foge dos fantasmas do preconceito, do desamor, da vida imposta às mulheres de sua época: casamentos por conveniência e não por amor. Segue a voz do seu coração e não o que as moças de seu tempo ouviam e acatavam. Ana decide por uma união resultante de um não convencional.
O curta nos traz a efervescência cultural que Goyaz até então, capital do Estado, vivia. Retrata os saraus com seus poetas e músicos reunidos, declamando e cantando em versos e modinhas a vida tranqüila da Cidade. Capital protegida pela imponente Serra Dourada e cortada pelo Rio Vermelho, que tanto chorou manchado de sangue no tempo do garimpo. Rio que levou e lavou a sujeira da Cidade nas mãos das lavadeiras. Mulheres que, entoando cantigas acompanhadas pelos sons das águas, alimentaram a poesia de Cora Coralina. Poetisa que da janela de sua casa, mirava-se nos espelhos das águas. Galeria onde Annica sonhava tecer um grande amor de verdade. Um “peixe homem”, que a levasse a navegar pelos mares (imaginários e/ou reais), águas de vida e de escrita.
Assim, através daqueles sonhos Annica transforma-se em Cora Coralina. Mulher forte que, ao retornar para sua Cidade natal relembra os caminhos de pedras percorridos. Os mesmos caminhos que a levaram e os mesmos que a trouxeram de volta sentindo a dureza das “pedras lapidares” de seu berço, de sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário